Condição : Novo |
Outros negócios de alkaseltzer123 |
Vendo livro "Literatura de cordel de Manuel Gonçalves, o Feiticeiro do Norte", de Danilo José Fernandes, com prefácio de Jorge Freitas Branco.
Natural do Arco de São Jorge - Santana, no norte da Ilha da Madeira, Manuel Gonçalves (1858-1927), por alcunha "o Feiticeiro do Norte", foi agricultor, pedreiro e poeta. Era um homem do povo, analfabeto, cuja poesia popular - considerada por alguns uma reminiscência do jogral medieval, que simultaneamente divertia e censurava - ganhou adeptos por toda a Ilha, que apreciavam o seu estilo muito próprio, pautado pela sinceridade, espontaneidade, limpidez e originalidade, sendo que a sua principal característica foi criar e não repetir.
A sua arte de rimar começou a evidenciar-se perto dos 40 anos, nos arraiais madeirenses, onde a sua veia criadora se cruzou com os sons do “rajão” e dos “ferrinhos”. As suas composições originais e pitorescas despertavam grande interesse e constituíam um dos atrativos nas festividades populares da Madeira, de tal modo que a presença de Manuel Gonçalves num arraial motivava a deslocação de muito povo para o ouvir, mesmo de locais distantes. O trovador popular tirou proveito da sua reputação mandando imprimir os seus versos, que depois vendia ao público que o escutava. Os poemas eram impressos nas tipografias do Funchal, sob a forma de folhetos, com edições de largas centenas de exemplares. Foi desta forma, vendendo os folhetos aos romeiros enquanto declamava poesia, que a voz do “Feiticeiro do Norte” se fez perdurar por gerações consecutivas, sendo, ainda hoje, uma referência da cultura popular madeirense.
Ilustrado.
GFEBN, 248 páginas. 1.ª edição, 2020.
Possibilidade de pagamento via transferência bancária, PayPal ou MBWay.
Atenção: todas as vendas são finais.
Em caso de envio, ao valor indicado acrescem:
- 1,50 euros para embalagem e portes de remessa em correio normal; ou
- 3 euros para embalagem e portes de remessa em correio registado.
Não faço envios à cobrança/contra-reembolso, nem com guias de transporte (é que nem vale a pena pedir excepções...).
Enquanto vendedor, é de todo o meu interesse que os meus negócios decorram da melhor forma possível, com mútuo benefício, pelo que recomendo os envios em correio registado.
Por isso, não me responsabilizo por eventuais danos, perdas e extravios, caso tais situações se verifiquem no envio por correio normal quando tal forma de remessa é expressamente pedida pelo comprador.